quarta-feira, 1 de abril de 2009

Alergias

Ok, esse é um fato que eu sou quase uma expert =) O problema da alergia, ou da intolêrancia, é que muita gente acha que é frescura. Mas por outro lado, você gostaria de receber na sua casa alguém que é alérgico a peixe e só ter bacalhau para servir?
Isso já aconteceu comigo, sou alérgica a Frutos do Mar e fui em um jantar onde o prato principal era Paella - dessas bem cheias de coisas marinhas - e NENHUMA outra opção. Qual o erro? A anfitriã achou que por ela gostar de Paella todo mundo gostaria, mas se esqueceu que estaria recebendo outras pessoas (além de mim) e não perguntou se elas comiam peixe. Resultado? Eu passei a noite sem jantar escondida em um cômodo que não fedesse e havia pelo menos mais outro convidado que não comia o tradicional prato espanhol. E não tinham MAIS nada para servir. No final descongelaram uma pedaço de lasanha do almoço de 3 dias atrás e deram para a pobre criatura comer (e eu não ganhei nenhuma opção, afinal eu era "família" então que se dane).
É extremamente deselegante não se preocupar com os seus convidados. É fundamental ter o mínimo de atenção em relação aos outros, do jeito que você gostaria que tivessem com você. Eu sei que uma amiga minha não bebe refrigerante diet, outras duas não comem cebola, outra é alérgica a abacaxi. Sem falar que existe gosto pessoal, o marido da minha amiga é vegetariano, se eu for recebê-lo terei certeza de ter uma opção sem carne para ele e também não irei convidá-lo para uma churrascaria rodízio, pois são coisas deselegantes.
É quase impossível se lembrar de todos os mínimos detalhes, mas quando for receber -especialmente crianças - é simpático perguntar se os convidados comem tal tipo de prato, ou o que eles não podem comer. O ideal também é ter pelo menos algo reserva. Se for servir Bacalhau na Páscoa, faça um Frango e uma massa, ou um arroz diferente. Saber que seu anfitrião se preocupou com você é muito agradável.
Para quem gosta de receber, vale guardar uma agenda de telefones onde junto com o nome e endereço atualizado das pessoas, você possa anotar alguns dados pessoais importantes.
Lembrem-se tratem os outros como você gostaria de ser tratado sempre!

PS: Para os alérgicos de plantão: o site www.sosalergia.com.br tem várias opções de chocolates para Páscoa para alérgicos.
Blog Widget by LinkWithin