quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A famosa lista do Chá de Panela

Ainda em clima de Chá de Panela =)
O que pedir em um Chá de Panela? Bem, isso depende do que você já tem no enxoval. Algumas pessoas são um pouco empolgadas e já compram o enxoval todo antes do chá, outras preferem pedir tudo nele. Acho importante lembrar algumas coisas:
1) Você vai ganhar inevitavelmente presentes que não estavam na sua lista, mas que podem ser surpreendentemente bons - Eu ganhei uma bacia/balde de silicone vermelha muito legal que eu amei e um descascador de legume vermelho mega poderoso, lindo!
2) Você provavelmente vai achar que ganhou muita coisa
3) Mas, você não vai completar o básico para o enxoval.
4) Corre o risco de você ganhar presente repetido - felizmente no meu caso só foram 3
Algumas dicas para facilitar a vida:
1) Faça sua lista em uma loja - só das maiores podemos citar: Camicado, Multicoisas, Tok Stok e Leader. Pq? Você vai salvar a pessoa encarregada de enlouquecer tentando descobrir quem vai dar o que, você vai evitar ganhar presentes de cores que você não quer e o mais importante: se der algum problema você poderá trocar o presente na loja - troquei alguns ontem na Leader, rápido, fácil e produtivo =D
2) Escolha no máximo 3 lojas e não peça os mesmos itens, com exceção para assadeiras de vidro ou potes de plástico que nunca são em exagero - se você colocar em mais de 3 lojas, pode ganhar presentes pingados e na hora de trocar será muito mais complicado. Eu escolhi a Leader e a Multicoisas por serem lojas físicas de fácil acesso e a Tok Stok pois vende pela internet também.
3) Pense em variedade - o lema é quanto mais melhor! Variedade de preço, de itens, não tenha vergonha de pedir uma lista enorme cheia de itens de todos os preços. Eu tentei manter as minhas escolhas na faixa dos R$30, escolhi alguns um pouco mais caros, outros mais baratos e no fim tinha coisa para todos os bolsos.
4) Pense naquilo que você gostaria de dar e não só naquilo que você precisa ganhar - acho isso importante porque eu tenho a maior birra com certos presentes =) É óbvio que eu pedi coisas que eu precisava - cabide, saco para lavar roupa, porta ovo - mas esses foram os itens que ninguém comprou. Então quando for escolher pense nisso e escolha presentes legais, práticos e que serão muito usados, afinal as pessoas querem dar algo para que você lembre delas no dia a dia.
Itens fundamentais em qualquer lista:
- lixeira: para cozinha, para banheiro, lixinho para pia
- kit de detergente para pia
- colher de pau ou bambu - eu prefiro a de bambu pq dizem que estraga menos
- tábua de corte - se for optar pelo "plástico" ou pelo vidro lembre-se de pedir de cores diferentes ou tamanhos diferentes. Eu adoro as de plástico, tenho várias: uma para carne vermelha, uma para frango, uma para folhas e uma para frutas - tenho pavor de contaminação de alimentos =D
- potes de mantimento - prefira os herméticos
- potes de plástico ou de vidro com tampa
- porta frios
- formas: de gelo, de pudim, de muffim, de bolo - as de silicone são lindas e práticas
- descanso de panela
- copos
- descanso de copos
- garrafa de água
- avental
- luvas: de silicone, de tecido ou as duas pq não?
- facas: para queijo, para pão, para carne
- medidores - amo colheres de medidas de vários tamanhos e aqueles de copo também
- cortador de pizza - recomendo um que corte e sirva a pizza, um must!
- concha/colher para servir sorvete
-pegador de gelo
- panos de prato
- bowls de alumínio - ganhei uns estilo pote com tampa hiper práticos, maravilhosos!
- porta temperos
- coqueteleira
- kit de caipirinha
- saleiro e pimenteiro para o dia a dia - hoje em dia tem cada um mais lindo que o outro
- timer
- raladores
- secador de salada
Isso é só para dar um exemplo básico e rápido de algumas coisas que eu pedi, outras que eu já dei, mas todos itens necessários que quase todas nós usamos. Não tenham medo de ousar, eu pedi um porta pote de sorvete e ganhei, também ganhei uma linda touca de banho de joaninhas vermelhas, além de hashis, guardanapos, abridor multi uso para potes, entre outras coisas.
Uma coisa interessante é escolher a cor do que você vai pedir. Normalmente escolhemos uma cor mais ousada para a cozinha - a minha era vermelho - mas não fique presa só em uma cor. Misturei o branco, o prata e o preto para fazer a minha lista, cores básicas que não saem de moda e ganhei presentes coloridos e lindos.
Por último, não tenha medo, nem vergonha de trocar o presente. É melhor trocar do que ele ficar mofando na gaveta. As vezes acontece de você pedir algo e ganhar antes de outra pessoa, ou até mesmo de ganhar mais de um presente com a mesma função. É melhor você trocar por algo que vai usar, do que ficar com a casa cheia de pequenas coisas que nunca serão usadas. Eu particularmente acho que as coisas ficam tristes quando não são usadas =D
O chá deve ser feito de preferência entre 60 e 30 dias para o casamento. Assim você terá tempo de trocar os presentes, comprar o que falta, organizar a cozinha.
Dica útil: Mantenha em uma agenda, caderno, planilha, uma relação das coisas de enxoval que você tem e uma outra do que você precisa, isso vai facilitar na hora de escolher o que pedir.
PS: As listas de enxoval que estão quase prontas!
Blog Widget by LinkWithin