sexta-feira, 2 de outubro de 2009

As cores da sua casa

Algumas pessoas já devem ter lido aqui que eu estou pintando o apartamento, e como muitas leitoras eu também adoro uma cor. Só que o que acontece quando aquela linda parede verde da sua sala precisa ser quebrada? 

Casa recém pintada é linda, não tem furos indesejados na parede, não está suja, não tem infiltração. Só que a gente esquece que ela não vai ficar assim para sempre - infelizmente. Quando a casa é toda branca, não tem muito erro, mas e os cômodos coloridos? 

Como até alguns dias eu não sabia diferenciar um galão de uma lata, deixa eu explicar um truque que eu aprendi. A lata é aquela enorme, quadrada e que normalmente não tem alça, cada lata equivale a  mais ou menos 4 galões. O galão é o maior que aparece nessa foto ao lado. Redondo e com alça, normalmente você encontra cores nesse tamanho de tinta. Depois dele vem o meio galão - o tamanho mais chato de encontrar - e o 1/4 de galão.

É mais fácil comprar uma cor já pronta do que misturar com o corante, falo por experiência própria. Quando a gente usa o corante é complicado chegar de novo naquela primeira cor, mesmo que você saiba quantas gostas pingou de cada cor. De qualquer forma se você for optar por esse método, anote a marca do corante, a cor dele e quantas gostas foram usadas, assim você pode chegar em um resultado quase perfeito da cor original.  Mas hoje em dia as empresas lançaram aqueles misturadores com mil e  uma variedades de cor para você escolher e comprar. Elas vem em dois tamanhos: galão ou 1/4 de galão. Para pintar um detalhe o 1/4 é mais que suficiente. A vantagem dessas tintas é que elas tem nome fantasia ou números, então fica bem mais fácil saber qual foi a tinta usada, sem falar na enorme variedade. Uma idéia interessante é ter um mapa dizendo onde foi usada cada cor e o quanto foi usado, assim se acontecer alguma emergência você saberá exatamente qual tinta comprar. Outra sugestão é armazenar restos de tinta em potes herméticos, mas não esqueça de anotar o nome e a marca da tinta na frente - você também pode colocar uma etiqueta dizendo onde foi usada aquela tinta. 
Blog Widget by LinkWithin