quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Nós somos culpados?


Ontem a luz acabou em vários estados brasileiros. Hoje por causa do apagão, a CEDAE teve problemas de distribuição de água. Nesse calor faltar água é um problema, aliás faltar água é um problema em qualquer época. 
Enquanto estava enchendo os baldes e panelas aqui em casa lembrei de um anúncio que vi no metrô em Londres. Talvez uma coisa não esteja relacionada com a outra mas de qualquer maneira a situação caótica que aconteceu me fez pensar. O anúncio dizia algo como: Você pode não entender de mudanças climáticas, mas os países de 3o. Mundo com certeza conhecem bem" No início o anúncio me causou revolta porque me pareceu que estavam "jogando a culpa" da situação global em cima da gente. Depois que caiu a ficha: o anúncio na verdade reclamava dos países de primeiro mundo que não sofriam tanto com as mudanças climáticas quanto nós e chamava atenção dos ingleses para fazerem mais pelo planeta. Ao contrário da minha primeira impressão, o anúncio elogiava a atitude desses países. Será que nós realmente fazemos a nossa parte?
Aqui não existe coleta seletiva, eu tento separar o lixo, mas de que adianta? Quantas vezes ligamos o ar, a luz ou deixamos a torneira aberta desnecessariamente? Quanto tempo você demora no banho? E quantas vezes lava a roupa com a máquina vazia? 
Minha mãe costuma dizer que eu sou um pouco neurótica em não usar sacolas plásticas quando faço compras, mas foi ela a pessoa que me ensinou a não jogar lixo na rua. Ontem eu deixei de entrar em um táxi porque ele jogou lixo pela janela enquanto parava para me pegar. Ele me olhou com uma cara de desprezo, mas tenho certeza que ele culpa o governo pelas enchentes. As pessoas reclamam das praias sujas, das ruas que enchem com as chuvas, mas o quanto elas fazem para evitar isso? Eu odeio a feira que tem aqui na rua pois fica tudo imundo quando acaba e os bueiros ficam entupidos.
Uma coisa me surpreendeu em Londres, eu vi poucas latas de lixo e mesmo assim as ruas são limpas, os parques são bem cuidados, as pessoas não jogam lixo no chão. Mesmo nos bairros pobres as ruas são limpas e as casas bem tratadas. Os banheiros públicos são usáveis, até os da estação de trem!
Fica aqui o meu apelo por ajuda, vamos trocar idéias, sugestões e fazer mais pela nossa casa em comum. Porque ser uma boa dona de casa não é só manter a casa limpa e bem cuidada da porta para dentro.  
Blog Widget by LinkWithin